Cavalos lusitanos

Cavalo lusitano na natureza
  • Alçada:

A alçada da cernelha destes cavalos vai desde os 150 cm até aos 160.  

  • Camadas:

As suas camadas caraterizam-se por se apresentarem em tons sólidos, embora o que mais frequentemente se apresenta é o manchado.

  • Caraterísticas:

Dentro das caraterísticas do seu corpo pode dizer que os cavalos lusitanos possuem compatos e musculosos corpos. Desta forma pode dizer-se que as suas extremidades são de longo comprimento e fortes, tal como o resto do seu corpo.

O seu passo é bastante amplo e este é possivel graças à força do seu corpo. A garupa mostra-se inclinada neste cavalo e a sua cauda é baixa.

Quando ao seu caráter, estes cavalos são bastante nobres e dóceis, para serem montados sem complicações. Além disto, demonstraram ser cavalos de muita agilidade e destacam-se pela sua notável inteligência.

O movimento particular destes cavalos é dirigido para a frente, pelo que são especialmente comodos para os cavaleiros. E devido a isto, são muito usados em competições.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos lusitanos são de Portugal e é de lá que têm a origem do seu nome. A Lusitânia é o sitio deste país que dá o nome a estes cavalos que descendem dos cavalos espanhóis e dos cavalos de raça árabe.

Nos usos históricos destes cavalos, encontra-se o seu acompanhamento na cavalaria e também foram usados para puxar carruagens e em trabalhos do campo. Atualmente utilizam-se também para as touradas.

Se queres mais informação sobre os cavalos lusitanos ou consultar mais dados sobre os cavalos em geral, com comentários sobre a história e evolução destes animais, ou conselhos sobre a doma, cuidados ou alimentação, no nosso portal português oscavalos.com encontrarás multiplos artigos informativos que te serão muito práticos.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.