Cavalos Trakehner

Cavalos Trakehner
  • Alçada:

A altura da cernelha destes cavalos vai dos 160 cm e pode chegar até aos 175 cm.

  • Camadas:

Dentro das suas camadas comuns apresentam-se o baio, os malhados, o preto e o alazão.

  • Caraterísticas:

Os cavalos Trakehner são cavalos que se destacam dos outros pela sua notável elegância e porte. Estes cavalos possuem corpos equilibrados e fortes de musculatura poderosa.

Estes cavalos de raça Trakehner possuem também corpos amplos onde o seu tórax, tal como a sua garupa, possuem uma boa musculatura e aplitude.

Além disto, possuem olhos de grande tamanho onde se reflete o seu bom caráter e também a sua inteligência. Da mesma forma e passando pelas suas extremidades, nestes cavalos esta região do corpo não é muito grossa mas isto não lhe tira potência e poder. Contudo, são cavalos muito velozes e fortes.

Em geral pode dizer-se que a sua caraterística principal é a de ser um cavalo atlético com um caráter energético e trabalhador.

Por todos estes traços e caraterísticas dos cavalos Trakehner, este exemplar é especialmente fácil de treinar.

  • História e evolução da raça:

Este cavalo é originário da Prussia e foi lá que se originou esta raça. Diz-se que esta origem ocorreu no seculo XVII pelas mãos do rei Federico I que foi quem escolheu um grupo de excelentes éguas de tipo Schweiken.

Com estas éguas iniciou-se a busca de cavalos especialmente úteis para o uso militar, com que se dei o primeiro cavalo Trakehner. Já para o seculo XIX se cruzaram com as raças Turkmeno e também com os árabes puro sangue para melhorar a raça.

Atualmente é um cavalo que gosa de muita popularidade.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.