Cavalo camarguês

Cavalos camargueses
  • Alçada:

A alçada deste cavalo têm umas dimensões que vão desde os 1,35 até aos 1,50 metros de cernelha.

  • Camadas:

Reconhecem-se como camadas principais as cores negras nos potros e também os castanhos. Já quando o cavalo cresce, esta camada vai-se aclarando até ter um tom malhado ou grisálho.

  • Caraterísticas:

O cavalo camarguês é um animal de aspeto pequeno mas robusto. Isto deve-se às condições do clima da região onde habitam e também às condições de vida que lá têm.

Além disto, estes cavalos são muito resistêntes e são muito bons cavalos de monta e para os trabalhos.

Outros traços destes cavalos é a sua pelagem abundante e a sua casa muito plana de forma reta. Além disto, os seus olhos são de grande tamanho e são bastante expressivos.

Também se caraterizam pelo seu corpo forte, sobretudo nas extremidades e na zona do torax. A sua cauda é de bom comprimento e possui uma pelagem espessa.

  • História e evolução da raça:

Este cavalo é de origem francesa e o seu nome foi-lhe recebido da região onde principalmente habita. Esta é a zona de La Camargue e encontra-se localizada no sul da França.

Acredita-se que a origem desta raça é bastante remota e são relacionados aos cavalos que aparecem em várias pinturas rupestres antigas.

Pode dizer-se que atualmente estes cavalos convivem em grupos, mas também são treinados para trabalhar junto do gado ou como atração turística.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.