Cavalos ucranianos

Doma do cavalo ucraniano
  • Alçada:

Os cavalos ucranianos possuem uma alçada ou altura de cernelha de uns 160 centímetros geralmente.

  • Camadas:

As camadas destes cavalos são variadas, mas dentro delas há três três que se destacam muito e que são as suas principais. Estas camadas são o preto, o baio e o inevitável alazão. 

  • Caraterísticas:

Nas  caraterísticas mais notáveis dos cavalos ucranianos estão os seus elegantes traços físicos que o denotam como um cavalo refinado. Este cavalo de tamanho médio tambem conta com traços fisicos caraterísticos como a sua larga garupa de forma obliqua e uns fortes ombros que se posicionam de forma inclinada.

Além disto, pode dizer-se que as extremidades deste cavalo som de tamanho médio e que são além disso muito fortes e resistêntes. Estas caraterísticas fazem deste cavalo um animal muito veloz e em geral muito equilibrado físicamente.

Nos traços da sua cabeça sobressai o seu grande tamanho e tambem o seu perfil retilíneo.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos ucranianos, como especifica o seu nome, são originários deste país europeu. A sua origem dá-se como resultado de vários cruzamentos entre raças diversas como os cavalos árabes puro sangue e também os Trakehner.

Outras raças que interviram na sua criação foram o Hanoveriano e também o cavalo já desaparecido, conhecido como Sela russo. Estas raças de garanhões uniram-se a eguas locais e de lá surgiu este cavalo especialmente útil para os desportos.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.