Cavalo Waler australiano

Cavalo Waler australiano
  • Alçada:

A sua alçada oscila entre 1,43 e 1,86 metros na cernelha

  • Camadas:

As camadas principais deste cavalo são o alazão, o tordo, a baio e o preto.

  • Caraterísticas:

Pelo corpo deste cavalo corre o sangue de cavalos puro sangue árabes e ingleses, dos quais herdaram o lombo e os fortes quartos traseiros. Também conta com a mesma agilidade que estes.

O seu corpo é alongado, tal como as suas extremidades. Estas são finas, fortes e resistêntes.

Os Waler australianos são animais trabalhadores que demonstraram, ao longo dos anos, a sua resistência e rudeza. São versáteis e inteligentes, adaptando-se fácilmente tanto a cadeira como à monta, aprendendo bem e rápido.

  • Historia e evolução da raça:

Originários da Nova Gales do Sul, os poneis Basutos (descendentes dos actuais Waler) chegam à Austrália nos finais do S.XVIII da mão dos colonizadores europeus junto a outros cavalos como bérberes, puro sangue Ingleses o cavalos árabes.

Desde o seu inicio realizaram trabalhos de condução de gado bovino e ovino, demostrando a enorme resistência à dureza da exigência.

Graças à sua valentia e rudeza, esta raza chega a formar parte do regimento de cavalaria do exército australiano participando em guerras como a dos Boers o as duas guerras mundiais.

O número destos disminuiu depois da Segunda Guerra Mundial e introduziu-se neles sangue novo de cavalos puro sangue árabes e ingleses.

Actualmente encontramos muitos cavalos desta raça criações ovinas da Australia, embora a sua maior presença seja encontrada no corpo de policia e em concursos de rodeios, graças à docilidade e inteligência de que falávamos anteriormente. Também não é raro encontrar exemplares desta raça em desportos como o polo.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.