Cavalos Akhal-Teke

Cavalos Akhal-Teke
  • Alçada:

A alçada ou altura da cernelha deste cavalo é de uns 145 centímetros a uns 155 aproximadamente.

  • Camadas:

As cores das camadas costumam apresentar-se geralmente em alazão, também aleonados e também malhados. Um traço caraterístico da camada destes cavalos é que esta tem reflexos metalizados de tom dourado.

  • Caraterísticas:

Os cavalos Akhal-Teke possuem caraterísticas muito definidas como a sua cabeça fina, as suas longas orelhas e os seus olhos muito vivazes e de grande tamanho.

Além disto, os cavalos desta raça possuem um compor longo e nele destacam as suas extremidades fortes mas delgadas. A sua musculatura em geral não é muito volumosa, mas é bastante densa como para obter a força necessária ao animal.

A cauda deste cavalo não é muito povoada, tal como a sua crina. Dentro dos traços de comportamento e habilidades da raça destaca-se a sua ferocidade, a sua grande agilidade, e a sua grande coragem e resistência.

  • História e evolução da raça:

O Akhal-Teke é originário do Turquestão e fala-se desta raça como uma das mais antigas conhecidas. A origem deste cavalo relaciona-se com os cavalos Turkmenian.

Na história deste cavalo os usos foram muito variados. Dentro destes usos encontra-se a sua participação na querra, nas cavalarias dos exércitos e até nas corridas de cavalos.

Atualmente os usos mais comuns desta raça são o salto e a doma.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.