Cavalos andaluz

Cavalo andaluz
  • Alçada:

A alçada dos cavalos andaluz oscila entre os 163 até aos 168 cm de cernelha.

  • Camadas:

Nas camadas dos andaluz admitem-se quase a totalidade de cores, à exceção do pio. Antigamente apenas se aceitam as camadas negras, castanhas e malhadas, mas atuamente, outras cores são permitidas sendo o malhado o mais popular.

  • Caraterísticas:

As caraterísticas a considerar nestes cavalos são a sua força e a sua vitalidade. Os cavalos andaluz possuem um corpo forte em que a sua crina longa sobressai. A sua cabeça é de tamanho médio e nela estão localizados os seus vivazes e alegres olhos.

O peito destes cavalos é amplo e a sua garupa carateriza-se por ser de forma arredondada e forte. O seu porte em geram é de muita elegância e isto deve-se ao seu corpo bem proporcionado e harmonioso.

  • História e evolução da raça:

Esta raça de cavalo também é conhecida como os raça pura espanhóis. Como o seu nome indica são cavalos provenientes de Andaluzia e encontram-se no grupo de cavalos mais antigos no mundo.

Este cavalo é considerado como o cavalo espanhol por excelência, apesar de que no país se podem apreciar outras raças destacadas. Ao longo da história formou parte da formação de outras classes de cavalos, cumprindo um papel fundamental nestes processos.

A sua origem não está muito clara, mas acredita-se que descende dos cavalos árabes que chegaram ao país no tempo da dominação muçulmana.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.