Cavalos Appaloosa

Cavalo Appaloosa trotando
  • Alçada:

A alçada destes cavalos é de uns 145 a uns 160 cm.

  • Camadas:

Com os cavalos Apploosa encontramos seis camadas diferentes. A primeira é a de leopardo, com manchas em forma ovalada e em fundo claro.

A segunda camada é com o lombo malhado. A terceira é com as crinas muito escuras e a parte do lombo de cor clara. O quarto tipo de camada é a neve. Este tem manchas claras em todo o corpo, que é de fundo escuro.

O quinto tipo de camada é o gota, que possui manchas de cor escura no corpo de base branca. O mosqueado é o sexto tipo de camada.

  • Caraterísticas:

São muitas as caraterísticas que distinguem estes cavalos. Uma delas é o seu corpo forte, sobretudo a região das suas extremidades, que são em geral delgadas. Além disto pode apreciar-se que os cascos destes cavalos possuem linhas em posição vertical.

Também se distinguem pela sua famosa pele malhada ou sardenta, além de possuir um temperamento muito dócil e por serem muito inteligentes.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos Apploosa consideram-se cavalos muito antigos e acredita-se que são estes mesmos cavalos os que aparecem nas pinturas antigas conhecidas atualmente como rupestres. Isto é, a origem desta raça estima-se que tem uma antiguidade de uns 20 mil anos ou mais.

Além destes registos históricos, estes cavalos também contam com menções de outras culturas como a chinesa.

Chegaram ao continente americano juntamente com os espanhóis e foram criados em grande quantidade por um grupo indígena que se localizava perto do rio Palouse, ao qual estes cavalos devem o seu nome.

Atualmente encontram-se protegidos, já que estiveram a ponto de desaparecer.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.