Cavalos Asturcón

Cavalo Asturcón na natureza
  • Alçada:

A altura da alçada destes pequenos cavalos é de apenas uns 125 centímetros aproximadamente.

  • Camadas:

Nas cores das suas camadas sobressai a presença do preto e também do castanho, embora o azeviche seja uma das cores mais comuns.

  • Caraterísticas:

Dentro dos traços caraterísticos destes pequenos cavalos encontra-se a sua cabeça mediana. Nela apreciam-se os seus olhos de grandes proporções. Também possui umas orelhas de pequeno tamanho e um pescoço mediano e fino.

As extremidades destes cavalos são finas, mas não deixam de ser fortes e muito poderosos. Possui também uma cauda e crina abundantes. De igual forma estes cavalos oferecem caraterísticas muito atrativas para a monta como o seu caminhar, o qual permite deslocar-se com facilidade no território montanhoso.

  • História e evolução da raça:

Estes cavalos espanhóis são também conhecidos como cavalos das montanhas das Astúrias, já que é desta região do país do qual recebem a sua origem. Estes cavalos possuem uma história bastante longa, já que os relacionamos com os cavalos que aparecem nas pinturas antigas da região das Astúrias.

Os usos históricos desta raça foram bastante amplos. Dentro destes destaca-se o seu uso no trabalho do campo, também como alimento, além de servir para o transporte de pessoas e para puxar cargas pesadas.

Estes cavalos também fizeram parte do trabalho nas minas de Valência e atualmente encontram-se protegidos devido ao numero reduzido de exemplares que existem.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.