Cavalos Azteca

Cavalo Azteca negro
  • Alçada:

A alçada destes cavalos varia entre os 150 centímetros e os 165 centímetros.

  • Camadas:

São várias as camadas que se podem encontrar nestes cavalos. Dentro destas, as que se podem encontrar geralmente são os alazões, os malhados, os coloridos e os palominos. Também se podem encontrar os baios, os grullos e os pretos.

  • Caraterísticas:

As caraterísticas notáveis destes cavalos são a sua cauda e também a sua crina bem povoada. Além disto a sua crina é muito longa e suave.

Dentro do seu comportamento, os cavalos Azteca são de caráter muito nobre e também possuem muita elegância. Também se pode dizer que os cavalos desta raça são cavalos muito vivazes e neles sobressai o seu espírito alegre.

Do seu corpo pode dizer-se que possui extremidades de tamanho médio ou pequeno, mas estas são bastante fortes e encontram-se bem formadas.

  • História e evolução da raça:

A raça de cavalos Azteca possui uma origem muito conhecida. Esta deve-se a vários cruzamentos que se realizaram entre cavalos de raça pura andaluza, cavalos Quarto de Milha e cavalos crioulos.

Ao realizar este cruzamento, obteve-se um cavalo de nobreza notável e também com traços físicos formosos como a sua crina e a sua cauda povoada. Também se obteve um cavalo muito forte e sobretudo muito veloz.

Atualmente estes cavalos são usados no desporto como o pólo ou a equitação, onde põem à prova toda a sua agilidade e a sua velocidade.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.