Cavalos berberes

Cavalos berberes
  • Alçada:

A altura da alçada dos cavalos Berberes vai dos 140 centímetros até aos 150 aproximadamente.

  • Camadas:

As camadas destes cavalos variam de cor, mas os com pintas são os mais comuns. Também se apresentam o castanho e a cor preta.

  • Caraterísticas:

Dentro dos traços caraterísticos destes cavalos encontra-se a sua grande resistência física e também o seu corpo muito potente e musculoso.

Do seu corpo convém destacar as suas extremidades, que são delgadas mas muito poderosas ou solidas. Além disto possui cascos de muita resistência e dureza, o qual lhes permite conseguir muito boas velocidades quando galopa.

Os cavalos berberes são cavalos inteligentes e também de bom caráter.

  • História e evolução da raça:

Estes cavalos são originários da região do norte do continente africano. Encontram-se especialmente em paises como Marrocos e Argélia.

Na sua história, este cavalo tem sido usado, pelas suas boas caraterísticas, para melhorar outras raças de cavalos ou para criar raças novas como o cavalo espanhol (mais conhecido como cavalo andaluz) ou o cavalo inglês de puro sangue.

Atualmente e devido à diminuição de exemplares que se teve nos anos 50, esta raça encontra-se protegida por associações como a OMCB, mais conhecida como Organisation Mondiale du Cheval Barbe de Argelia.

Apesar desta associação trabalhar para que esta raça não seja perdida, os cavalos berberes todavia ainda se encontram em perigo de extinção.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.