Cavalos brabant

Cavalo brabant na neve
  • Alçada:

Os cavalos brabant possuem uma altura de cernelha que vai dos 165 cm até aos 175 cm.

  • Camadas:

Estes cavalos possuem também camadas variadas em que as cores malhadas assim como também o ruão se apresentam geralmente. Desta forma podem encontrar-se cavalos brabant em cores castanhas, além de alazão.

  • Caraterísticas:

Estes cavalos são de grande tamanho. Dentro das suas caraterísticas faciais encontra-se o tamanho da sua cabeça que é pequena. Desta forma pode falar-se da sua grande mandibula e dos seus olhos de tamanho pequeno, assim como das suas orelhas.

O pescoço dos cavalos brabant é curto mas muito forte. As suas extremidades também são assim, as quais apesar de serem de curto comprimento, possuem uma boa força e potência. São, no geral, cavalos dóceis que se mostram muito energéticos para o trabalho.

Por estes traços, os cavalos desta raça têm sido históricamente bons acompanhantes em trabalhos de campo como a lavra ou o arrasto de troncos, entre outros.

  • História e evolução da raça:

Estes cavalos têm o seu lugar nas terras da Bélgica e numa grande variedade de território dos Países Baixos. Estes cavalos têm como descendente a raça Flandes e antigamente existiam três tipos desta raça.

Atualmente estes cavalos encontram-se em várias partes do mundo e possuem um papel importante na melhoria de outras raças.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.