Cavalos chilote

Cavalos chilote
  • Alçada:

A altura da cernelha destes cavalos tipo pónei é de apenas uns 120 cm.

  • Camadas:

Apesar de se aceitarem camadas de todas as cores, estas são geralmente castanhas ou de cor branca.

  • Caraterísticas:

As caraterísticas do cavalo chilote são fáceis de reconhecer e dentro delas encontram-se os seus pequenos corpos. Além disto caraterizam-se por ter a sua garupa em posição caída assim como a sua cauda também se localiza de forma baixa.

O perfil destes cavalos é reto devido à forma da sua cabeça e nela destacam-se os seus olhos de grande tamanho, assim como as suas orelhas de tamanho pequeno.

Dentro das caraterísticas do seu comportamento destaca-se que estes cavalos são animais mansos e muito resistêntes. Por todas essas caraterísticas são cavalos especialmente usados para a carga e para o transporte.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos chilote são do país latino-americano do Chile. Estes estão localizados especificamente na zona do arquipélago de Chiloé.

A origem destes cavalos dá-se a partir dos cavalos dos conquistadores que chegaram à América desde Espanha. Apesar destes cavalos serem de diversos tipos, acredita-se que com os chilotes se realizaram um cruzamento entre cavalos de raças como os asturcón, os andaluz e os cavalos galegos de tipo pónei.

Devido aos cruzamentos que se realizavam, corria-se o risco do desaparecimento da raça como tal, e atualmente encontram-se protegidos pelo estado, tratando de conservar a espécie.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.