Cavalos de corrida

Cavalos de corrida
  • Alçada:

A altura da alçada dos cavalos de corrida pode variar bastante segundo a raça, mas geralmente são cavalos que têm uma altura de cernelha que vai dos 160 cm até aos 180 cm.

  • Camadas:

As camadas também podem ser muito variadas e dependem inteiramente da raça.

  • Caraterísticas:

Apesar dos cavalos de corrida poderem ser de várias raças, há certas caraterísticas similares que estes cavalos têm. Algumas delas são a sua boa musculatura, a qual lhes dá força e velocidade. Além disto devem ser cavalos resistentes, sobretudo se forem cavalos de corrida pesada.

Da mesma forma, os cavalos de corrida são cavalos que possuel um bom esqueleto e além disso possuem uma poderosa e resistênte garupa que os ajuda a realizar os esforços sem lhes causar danos.

Estes cavalos também, no geral, não possuem extremidades longas e no seu lugar possuem-nas de médio ou curto comprimento.

Dentro do seu caráter, estes cavalos são muito tranquilos e dóceis, atém de energéticos.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos de corrida têm a sua origem no século XVIII quando começaram a definir-se e a usar-se os seus traços específicos que permitem realizar bem esta tarefa.

Estes cavalos formaram uma parte da história como por exemplo no tempo da revolção industrial, atuando como motores para carruagens e também para equipas ou máquinas na agricultura.

Para a corrida pesada, algumas raças de cavalos usados são a American Cream, o bretão ou o Shire, entre outros.

Também se podem encontrar cavalos de tipo ligeiro e médio pesado, como o árabe e o Hackney para o ligeiro, e o percheron para o de peso médio.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.