Cavalos Crioulos

Cavalo Crioulo
  • Alçada:

A alçada destes cavalos geralmente é de uns 140 centímetros, chegando a alcançar os 150.

  • Camadas:

As camadas comuns que se apresentam nestes cavalos são o castanho, o preto, os cinzentos e o baio.

  • Caraterísticas:

Apesar das caraterísticas deste cavalo não se encontrarem muito bem definidas, pode dizer-se que em geral são cavalos de corpo muito musculoso e compacto. Graças a isto são especialmente usados em tarefas de carga.

O seu corpo, apesar de ser muito forte, não é muito grande. Em todo o caso é um cavalo proporcionado, já que as suas extremidades, como a cabela ou as patas, também não são nem muito grandes nem muito longas.

  • História e evolução da raça:

 Os cavalos Crioulos são os cavalos da América latina. Estes cavalos têm a sua origem nestas terras, mas descendem diretamente de cavalos trazidos na conquista dos espanhóis.

Quando os espanhóis chegaram à América, trouxeram consigo vários cavalos. Alguns deles, após terem sido abandonados, adaptaram-se à vida selvagem do continente e assim surgiu o cavalo Crioulo.

Dentro das raças abandonadas encontravam-se cavalos árabes, também portugueses e íbéricos, e ao cruzar-se deram origem ao Crioulo.

Logo estes cavalos foram de novo adaptados à companhia humana até que atualmente são companheiros infalíveis de muitas famílias.

Dentro dos usos comuns atuais destes cavalos encontra-se a monta. Outros usos também são o negócio de gado e desportos como o polo.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.