Cavalos hanoverianos

Cavalo hanoveriano
  • Alçada:

Relativamente à alçada destes cavalos, há que esclarecer que a sua cernelha se encontra bastante definida. Em geral, a sua altura vai dos 155 cm até aos 170 cm.

  • Camadas:

Nas camadas deste cavalo encontram-se cores como o castanho em tons escuros ou o alazão.

  • Caraterísticas:

As caraterísticas mais notáveis destes cavalos centram-se na força e na compacidade do seu corpo e das suas extremidades. Estas últimas mostram-se bastante simétricas e são muito fortes.

Além disto, os cavalos hanoverianos possuem um dorso bastante longo, tal como o seu pescoço. Desta forma possuem um lombo muito forte. A cabeça deste cavalo é média e nepa podemos encontrar olhos grandes que são bastante expressivos e vivazes. A inserção da sua cauda é alta.

Nas caraterísticas do seu caráter pode dizer-se que os cavalos hanoverianos são animais muito seguros nas suas habilidades e estão cheios de vitalidade. São também um pouco teimosos, mas com uma boa educação podem ser muito obedientes e aproveitar a sua agilidade.

  • História e evolução da raça:

Estes cavalos têm a sua origem na Alemanha. Esta raça é e tem sido muito apreciada através da história, já que pelas suas habilidades e traços são especialmente úteis para competições, expecialmente de salto.

Diz-se que a sua origem foi no seculo XVI, depois de cruzamentos entre cavalos Holstein com éguas da zona, as quai possuiam bons traços para trabalhos agriculas. Depois introduziuse o sangue de cavalos puro sangue para melhorar a raça. Depois da segunda guerra mundiar, a sua criação e uso desportivo aumentou.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.