Cavalos Holstein

Cavalos Holstein
  • Alçada:

A alçada destes cabalos vai desde os 163 cm até aos 173 cm, aproximadamente.

  • Camadas:

As camadas deste animal são geralmente de cores cinzentas, também em tons pretos e castanhos.

  • Caraterísticas:

Dentro das caraterísticas físicas que destacam os cavalos Holstein encontra-se o seu forte e elegante corpo, assim como o seu equilibrio e as suas boas proporções. Pode dizer-se em geral que estes cavalos possuem longas e bem formadas extremidades, as quais lhes dão a caraterística de força.

A garupa destes cavalos é alongada e encontra-se inclinada. O perfil é também muito elegante e em posição retilínea. Os seus olhos são de grande tamanho e neles vê-se refletida a inteligência e vivacidade deste cavalo.

No caráter destes cavalos encontram-se traços de valêntia e também de equilibrio, fiabilidade e calma. Não se encontra um acordo sobre a facilidade para a sua doma.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos Holstein têm a sua origem nas terras alemãs de Holstein, à qual devem o seu nome. Dentro dos dados de origem acredita-se que esta se deu no século XIV ou antes, já que para esta época já se usava estes cavalos em tarefas de monta.

Para o século XVII e posteriormente realizaram-se melhorias na raça, cruzando-se com cavalos andaluzos para obter uma raça mais ligeira, e também com cavalos de raça inglesa puro sangue para lhes dar velocidade.

Atualmente os cavalos Holstein são usados especialmente para o salto e também para concursos em que se evidênciam as suas habilidades.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.