Cavalos Irish Hunter

Cavalo Irish Hunter numa competição de salto
  • Alçada:

Deste tipo de cavalo podemos encontrar 4 tipos, entre os quais se distingue uma cernelha que vai desde os 145 cm nos de tamanho pequeno, até aos 180 cm nos cavalos de maior tamanho.

  • Camadas:

As camadas que se apresentam principalmente nos cavalos Irish Hunter são o baio, o malhado, os negros e também o alazão.

  • Caraterísticas:

Deve saber-se que os cavalos Irish hunter não são uma raça específicamente, mas que correspondem a um tipo de cavalo com traços diversos e que não se conhecem com homogeneidade. Em todo o caso pode falar-se de um corpo geralmente harmónico, forte e, sobretudo, bem proporcionado tanto nos cavalos pequenos como nos maiores.

Deve saber-se que existem 4 classes diferentes destes cavalos e que eles variam dependendo do cruzamento. Estes tipos são o pequeno, o ligeiro, o médio e finalmente os cavalos pesados.

O pequeno é resultado de um cavalo puro sanque ou PR com uma égua connemara. No caso dos ligeiros, este é um cruzamento de um PR com uma hunter média.

Já no caso dos cavalos médios, este é resultado de cruzamentos entre PR e uma hunter pesada. No caso dos pesados, o cruzamento dá-se entre um semental PR e uma égua de tipo draught.

  • História e evolução da raça:

O lar destes cavalos é a Irlanda e é lá onde foram criados os diferentes tipos de cavalos que nomeei. Este tipo de cavalos foi criado com o sim de servir para a caça.

Atualmente é usado com maior popularidade nos desportos, sobretudo naqueles de salto.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.