Cavalos mongóis

Cavalo mongol selvagem
  • Alçada:

A altura de alçada destes cavalos vai desde os 120 cm até aos 140 aproximadamente.

  • Camadas:

As camadas destes animais são variadas, mas as mais comuns que costumam apresentar-se são o alazão, o baio e o preto.

  • Caraterísticas:

Dentro das caraterísticas notáveis destes cavalos encontra-se no seu pequeno tamanho. Além disto, pode dizer-se que os cavalos mongóis possuem extremidade de comprimento muito curto.

Estes cavalos também se caraterizam fisicamente por ter uma cabeça de grandes proporções, sobretudo em proporção com o tamanho do resto do seu corpo. Em geral pode falar-se deles como cavalos de corpos poderosos e também com uma boa musculatura apesar de serem curtas.

A sua crina é abundante, tal como a sua cauda. São também cavalo muito fortes com um bom temperamento e muita inteligência. 

  • História e evolução da raça

Os cavalos mongóis com, como diz o seu proprio nome, originários da Mongólia. Estes cavalos acreditam-se serem originários de uma raça de cavalo conhecida como Przewalski.

Em todo o caso, a história destes cavalos é extensa, já que se tem referências deles desde à centenas de anos. Dentro dos seus usos encontram-se o de transporte para pastores asiáticos e também como transporte para as invasões.

Atualmente encontra-se em perigo de extinção, já que a sua população é muito pequena e reduz-se a apenas umas centenas, que se encontram na Mongólia ou em reservas de outros países.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.