Cavalos Mustang

Cavalo Mustang selvagem
  • Alçada:

A altura ou alçada dos cavalos Mustang oscila em dimensões de 1,35 metros até aos 1,55 metros.

  • Camadas:

Dentro das camadas deste cavalo encontramos diversidade de tons. Geralmente apresentam-se alazões, embora também possam encontrar-se tobianos, entre muitos outros.

  • Caraterísticas:

Dentro dos traços caraterísticos dos cavalos Mustang encontra-se o seu pequeno tamanho, embora também a sua grande força e potência. Além disto distingue-se a sua cabeça de pequeno tamanho e o seu pescoço curto comprimento.

Também é um cavalo de corpo proporcionado no qual se encontram extremidades curtas (mas muito potentes) e uma garupa baixa.

Este cavalo destaca-se por ser muito rápido e por posuir boa musculatura. Além disso  também se destaca por viver em zonas americanas muito montanhosas que se diferênciam por serem arenosas.

Dentro das suas caraterísticas notáveis está a sua pouca necessidade de água e também a sua dieta baseada em arbustos.

  • História e evolução da raça:

Esta raça de cavalo, atualmente americana, encontra a sua origem nos cavalos europeus trazidos para a América na época da conquista.

Desta forma, o começo da história dos Mustand encontra-se na chegada do cavalo ibérico ao continente. Alguns destes animais ficaram livres por diferentes razões, conformando finalmente esta raça que se acredita tão americana.

Atualmente são uma especie considerada como selvagem que vive em diferentes regiões do Norte da América e que está protegida pela lei contra os maus tratos ou contra a caça. Esta é a ultima raça de cavalos selvagens de toda a América.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.