Cavalos Pinto

Jovem cavalo Pinto sobre a neve
  • Alçada:

A alçada destes cavalos é muito variável, embora a sua altura comum da cernelha varia entre os 153 cm até uns 160 cm mais ou menos.

  • Camadas:

As camadas destes cavalos também são muito variadas mas um traço comum são as suas manchas sempre presentes. Dentro da pelagem do cavalo pinto é preciso destacar o tobiano e também a pelagem overo.

  • Caraterísticas:

As caraterísticas do cavalo pinto são de grande similaridade ao cavalo da raça árabe. Isto faz referência ao seu caráter, mas também às formas específicas do seu corpo.

Assim pode dizer-se que a cabeça destes cavalos é de pequeno tamanho e se apresenta achatada. O pescoço é longo e conta com extremidades muito musculosas e robustas, embora curtas.

  • História e evolução da raça:

Este cavalo americano, dos Estados Unidos, é também conhecido com o nome de Calico. A sua origem relaciona-se com os indígenas desta região do continente, os peles vermelhas, que começaram com a sua criação ao cruzar cavalos espanhóis com cavalos de tipo selvagem.

Atualmente e desde a década de 1930 que a criação destes cavalos é levada a cabo controladamente e por criadores especializados. Desta forma, hoje em dia esta raça é o resultado dos cruzamentos entre cavalos de puro sangue da Inglaterra e também da raça árabe.

Contudo não se conseguiu estabelecer como uma raça sem si, mas diáriamente se conseguem muito bons resultados de cruzamentos e também têm ganhado muitoa admiradores.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.