Cavalos pónei galês

Pónei galês
  • Alçada:

A altura da cernelha destes poneis não vai mais além dos 140 cm.

  • Camadas:

Nas camadas admite-se uma grande variedade de cores mas nelas não se aceitam as cores malhadas.

  • Caraterísticas:

Nas caraterísticas mais destacáveis deste pequeno cavalo encontram-se a sua cabeça de grande tamanho. Nela podem observar-se dois olhos de bom tamanho e sobretudo de muita vitalidade e brilho.

Além destes, as orelhas destes poneis são de pequena dimensão e encontram-se localizadas sempre alerta. Além disto possuem uma barriga e corpo geralmente arredondado. Desta forma possui os seus ombros numa posição inclinada e o tronco é amplo.

O seu corpo em geral é poderoso sobretudo em regiões como o seu lombo e as extremidades. Estas ultimas são curtas e possuem cascos duros. A sua crina é abundante, assim como a sua cauda que se encontra numa posição alta.

No seu caráter sobressai a sua valentia e também a sua docilidade. Todos estes traços caraterísticos destes cavalos fazem destes poneis animais muito úteis para montar.

  • História e evolução da raça:

Estes póneis, como o seu próprio nome indica, são de Gales. Encontram-se localizados nas montanhas e são os poneis de maior porte que se podem encontrar. Além disto, dentro da sua história encontram-se como parte fundamentar da melhoria de outras raças ou para a sua criação como são os poneis de sela ou os hachney.

Pelos seus traços é especialmente usado para montar e também como animal de exposição.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.