Cavalos selvagens

Cavalos selvagens
  • Alçada:

A alçada dos cavalos selvagens depende inteiramente da raça de que se fale, e também do ambiente que se habite. Reconhecem-se dois tipos destes cavalos: o Tarpan e o Przewalski.

Nos Estados Unidos, o Mustang é reconhecido como uma raça de cavalos selvagens, embora na realidade sejam cavalos campestres.

  • Camadas:

As camadas destes cavalos são muito variadas e depende inteiramente do tipo.

  • Caraterísticas:

Os cavalos selvagens, como o seu nome indica, são uma raça de cavalo que não foi domesticada e que vive em liberdade. Estes cavalos são animais fortes, apesar dos seus tamanhos medianos.

Além disto, são cavalos que mantém uns traços de convivência em grupo muito enraizados, os quais os ajudam a sobreviver, sobretudo em condições duras, como acontece com o cavalo Przewalski.

  • História e evolução da raça:

A origem dos cavalos selvagens remota à história das espécies em geral e em alguns destes casos são produto das migrações e colonizações.

Um exemplo disto são os cavalos Przewalski e também o Mustang, os quais existem nos seus respetivos territórios graças às colonizações dos ingleses e outras comunidades.

No caso do cavalo Tarpan, este habitava territórios europeus, mas para o século XIX deixou de existir.

O Przewalski é uma especie ameaçada e encontra-se atualmente apenas em reservas naturais. No caso do Mustang, este encontra-se protegido pelas leis do seu país.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.