Cavalos Tarpan

Cavalo Tarpan pastando
  • Alçada:

Esta raça já extinta possuia uma alçada de aproximadamente 130 cm.

  • Camadas:

As camadas destes cavalos eram o cinzento de tipo pálido ou também este mesmo tom com traços de cor amarelada.

  • Caraterísticas:

Nos cavalos Tarpan podiamos encontrar dois tipos: O cavalo das estepes e o cavalo florestal. Quanto às suas carateristicas de resistência, fala-se da capacidade que tinham estes cavalos para sobreviver a temperatudas extremas como por exemplo, menos de 0 graus.

Relativamente aos seus traços fisicos, estes cavalos eram animais de alta resistência fisica e com corpos que se caraterizavam pela sua força. A sua cabeça destacava-se por ser achatada e também por possuir umas longas orelhas.

Os seus olhos eram pequenos e possuiam pelagem abundante na sua crina. Além disto, dentro das suas caraterísticas unicas encontravam-se umas linhas que realçavam as suas extremidades.

  • História e evolução da raça:

Os cavalos Tarpan estão considerados como os primeiros cavalos selvagens que existiram na Europa e na Ásia. Dentro da sua história reconhece-se este cavalo como o antepassado dos cavalos ligeiros que existem hoje em dia.

Esta raça extinguiu-se no fim da decada 1870, quando o ultimo exemplar faleceu na cidade de Moscovo.

Enquanto viveu, este tipo de cavalo selvagem habitou amplas terras, tanto do continente europeu como do asiático. Várias décadas depois da sua extinsão, vários criadores tentaram criar uma raça similar ao Tarpan dando como resultado as raças como a Heck ou a Stroebel. 

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.