Póneis americanos

Pónei americano a saltar uma cerca
  • Alçada:

A alçada destes cavalos é de apenas uns 110 centímetros até uns 130 cm. 

  • Camadas:

As camadas costumam ser com um manto ou base branca em que se encontram manchas em cores negras, castanho, castanho ou alazão.

  • Caraterísticas:

Estes póneis possuem caraterísticas muito visíveis como o seu pequeno tamanho, assim como os seus corpos curtos nas suas extremidades e as suas formas arredondadas. Além disto, pode dizer-se que estes cavalos contam com uma boa força e também com uma excelente resistência física apesar da pequena forma dos  seus corpos.

Se falarmos do comportamento ou o caráter destes póneis, destaca-se a sua docilidade e a sua tranquilidade. São cavalos também muito dóceis de domar e sobretudo são muito inteligentes e nobres.

Também são cavalos muito serviçais, pelo que são especialmente úteis para a monta, sobretudo para as crianças. Estes cavalos contam com um bom temperamento, o qual os torna cavalos muito sociáveis.

  • História e evolução da raça:

O cavalo pónei americano é, como o seu próprio nome indica, originário das terras do Norte da América. Os Estados Unidos são o seu país de origem e é o seu lar principal, na atualidade.

A origem destes cavalos dá-se pela criação e cruzamentos planeados entre raças de cavalos como os póneis de classe Shetland, dos quais herdou o seu tamanho, e também os appaloosas, aos quais deve as suas manchas caraterísticas.

As suas utilizações atuais são a monta, sobretudo para crianças, e também como atrações em exposições e concursos.

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.