Póneis Shetland

Póneis Shetland
  • Alçada:

A alçada destes cavalos pónei nunca é maior do que os 110 cm.

  • Camadas:

Na cor das camadas, admite-se a maioria dos tons, à excepção dos pias

  • Caraterísticas:

Uma das caraterísticas notáveis dos póneis Shetland é o seu pequeno tamanho. Além disto pode dizer-se que estes póneis possuem muito boas proporções no seu corpo, e apesar deste ser pequeno e de comprimentos curtos, é compacto e forte.

O seu rosto é muito doce devido aos seus grandes e expressivos olhos. Além disto possuem extremidades curtas. Quanto à sua pelagem, esta é sobretudo abundante e carateriza-se por ser muito suave. A crina e a cauda também apresentam uma pelagem abundante.

É importante saber que com as camadas destes póneis há variedade dependendo das estações em que se encontre. Desta forma, no inverno apresenta-se no dobro, o que lhe dá proteção contra o frio, e já no verão apenas possui uma camada curta, a qual é muito sedosa e ajuda-os a manterem-se frescos.

No caráter distingue-se a sua vitalidade e também a quantidade de energia que este ponei mostra. É também um cavalo inteligente e muito util para os trabalhos.

  • História e evolução da raça:

Este cavalo é escocês e deve o seu nome à sua ilçha de origem. A história deste cavalo é bastante extensa e dentro dos seus usos reconhecidos encontrava-se o trabalho em diversas minas, graças à sua força  e aos seus traçps físicos. 

Artigos relacionados
Página dedicada aos cavalos. Fichas informativas sobre raças de cavalos.